Faculdade do Vale do Rio Arinos - AJES

GRADUAÇÃO - Bacharelado em Direito

Bacharelado em Direito

Bacharelado
5 anos (10 semestres)
ATUALIDADE:

O Curso de Direito conta com uma infraestrutura de qualidade, corpo docente altamente preparado e de notório saber jurídico, matriz curricular moderna amparada nas novas diretrizes editadas pelo Ministério da Educação, biblioteca e laboratórios de excelência.

 

DADOS:

Carga Horária: 4.450 horas/aulas

Turno: Noturno

 

OBJETIVOS:

O Curso de Bacharelado em  Direito da AJES prepara o acadêmico para uma compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais que devem nortear sua atuação, com capacidade de leitura crítica e de aplicação prática de conteúdos técnico-jurídicos e gramaticais. Atuando sempre com conduta ética, conscientemente desenvolvida e associada à responsabilidade social e profissional, com habilidade na utilização do raciocínio jurídico, da argumentação, da persuasão e da capacidade de desenvolvimento eficiente da pesquisa sobre a legislação, a jurisprudência, a doutrina e outras fontes do Direito.

Além disso, a preparação transcorre pela habilidade do acadêmico para encontrar soluções adequadas às situações complexas do cotidiano, para equacionar problemas e buscar soluções harmônicas para demandas individuais e sociais; também, desenvolvendo a composição e solução de conflitos de interesses individuais e coletivos com habilidade no domínio das tecnologias, de técnicas e de regras processuais do fenômeno jurídico. Para, assim, com extrema habilidade meditar e repensar continuamente o Direito, fazendo da Ciência Jurídica um reflexo permanente da evolução cultural e social.

 

MERCADO DE TRABALHO:

O Curso de Direito é uma das opções de maior dinamismo no ensino superior. Isso porque, oferece, ao bacharel em direito, muitas opções em diversas carreiras jurídicas, para muito além das hipóteses tradicionais de Advogado, Promotor de Justiça e de Juiz de Direito. Para quem não se identifica com estas carreiras – há outras possíveis opções de serem seguidas pelo bacharel de Direito que somam-se entre as esferas municipal, estadual e federal, entre as iniciativas públicas e privadas. Os concursos públicos são exemplos deste dinamismo que o Curso oferece, já que abre diversas opções nas quais o bacharel poderá prestar concurso  tanto no Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário, tais como: defensoria pública, delegado de polícia, escrivão de polícia, no Tribunal de Contas dos Estados, Receita Federal, Bancos, Instituições Financeiras, Cartórios de Notas e de Registro de Imóveis, dentre outros. Portanto, há uma ampla e variada diversidade que o bacharel em direito poderá optar, de acordo com seus gostos e seu perfil.